TOCA DO CALANGO SUÍTES UBERLÂNDIA

Clique aqui para acessar o site oficial - Toca do Calango Suítes Uberlândia: www.tocadocalango.com.br



Postamos notícias de Uberlândia e região. Temos a unidade Suítes, onde oferecemos suítes (quartos com banheiro) e kitinetes para alugar. Ambas perto da UFU - Santa Mônica.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Nova Fábrica de Adubo em Uberlândia

Compostagem em uma das unidades da Geociclo
Ontem (30), durante a entrega da Estação de Tratamento de Esgoto de Uberlândia, o prefeito anunciou que uma empresa produtora de adubo proveniente principalmente de esterco de animais dos criadouros da região, está prestes a ser construída em Uberlândia.

A unidade da Geociclo irá trabalhar com a coleta e com o processamento de resíduos para a produção de adubo.

Desde o ano passado a Geociclo estava visitando empresas potenciais na geração de resíduos para captação de parceiros para o fornecimento de matéria prima.

A dificuldade, no entanto, é a questão de biossegurança com o transporte desses resíduos, que pode levar contaminação às unidades produtoras de animais. "Se você vai com um veículo coletar material em uma unidade produtora de animais, poderá estar levando doenças provenientes de outra unidade para lá e isso tem que ser pensado"

O valor da fábrica, que será construída em um terreno às margens da BR-365, próximo à Fazenda Monte Alegre, será de R$ 35 milhões.

A Geociclo é uma empresa de biotecnologia, que desenvolve soluções para tratamento de resíduos orgânicos e passivos ambientais com possibilidade de produção de fertilizantes orgânicos e organominerais de alto valor agregado.

A empresa tem 11 anos de atuação e conquistou reconhecimento nacional e internacional pelo seu trabalho inovador e o apoio de renomadas instituições como UFU (Universidade Federal de Uberlândia), EMBRAPA, e M.I.T (Massachusetts Institute of Technology). Possui fábricas em Uberaba, Campanha (MG) e também unidade em Goiás. Os escritórios são em Uberlândia (onde também se faz pesquisa) e no Rio de Janeiro.


O Produto


O adubo a ser produzido pela empresa é um fertilizante organomineral com alto poder de nutrição e correção do solo, podendo ser usado em diversas culturas. Ele tem NPK e matéria orgânica (daí a utilização dos resíduos) em um único produto, o que facilita o manejo e aplicação, manual ou mecânica.

O processo de fabricação do fertilizante ocorre em duas etapas. Na primeira etapa ocorre a transformação do resíduo orgânico em fertilizante orgânico através de um processo de compostagem assistida onde variáveis chaves do processo são monitoradas e controladas. Inicialmente o resíduo orgânico passa por um processo de caracterização química, física e microbiológica. Os resultados dessas análises são usados na elaboração de um protocolo de ações, que envolve a aplicação de nutrientes, meio de cultura e inóculos microbianos cultivados em biorreatores que são adicionados ao resíduo original. Desta forma, o processo de bioestabilização do resíduo se encerra entre 20 e 40 dias a depender do tipo de resíduo. No final desta etapa um fertilizante orgânico é obtido e o mesmo é usado como matéria-prima para a fabricação do fertilizante organomineral.

Na segunda etapa o fertilizante orgânico recebe uma carga mineral de nutrientes solúveis e passa por um processo industrial elaborado, de transformação em organomineral Geofert. Em seguida, o fertilizante segue para ensaque onde recebe o certificado de garantia do Ministério da Agricultura.

O controle de qualidade e padronização do produto final são outras vantagens do fertilizante produzido pela companhia. Hoje, a maioria dos fertilizantes orgânicos e organominerais produzidos no país são concebidos de forma artesanal, o que não permite ao produtor assegurar que lotes diferentes tenham as mesmas quantidades de nutrientes e micronutrientes. Como a Geociclo tem acesso a um grande volume de matéria-prima, é possível garantir continuidade na produção e padronização dos produtos e matérias-primas. Além disso, com o monitoramento minucioso de todo o processo, desde a compostagem até a produção do fertilizante, a empresa assegura um produto de qualidade superior aos utilizados hoje no mercado.

Inaugurada ampliação de tratamento de esgoto

No ano passago, divulgamos aqui no nosso blog, a notícia de que Uberlândia teria estação de tratamento de esgoto para 1 milhão de habitantes.

Pois bem, a reforma e ampliação foram concluídas e a demanda de utilização poderá subir sem problemas. Se você é de fora e quer vir para Uberlândia, pode vir que a cidade "guenta"! Aproveite e visite o nosso site, pois temos oportunidade de moradia para você: www.tocadocalango.com.br

ETE de Uberlândia: 8 reatores no total 
A ETE do rio Uberabinha foi reinaugurada ontem (30), após as obras, que custaram R$ 85 milhões.

A capacidade de processamento de esgoto foi aumentada em 33%, passando de atendimento a 730 mil para 1 milhão de habitantes. Com seus atuais 8 reatores, uma nova central de desidratação e novas grades de retenção, a unidade reterá cerca de 800 toneladas de material sólido por mês, cerca de 200 toneladas a mais do que o atual.

Entretanto, os 4 novos reatores vão ser ativados gradualmente, o que pode levar cerca de quatro meses para atingir a capacidade total (por motivos de segurança).

Na reforma, o sistema de coleta e queima do biogás gerado durante o processo de tratamento também foi atualizado para que, futuramente, o gás seja utilizado para a produção de energia. 

Uberlândia já possui um sistema semelhante (clique aqui para ver), com queima de biogás gerado pelo lixo e o projeto da ETE ainda está em fase de estudo.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Veja o que fecha no feriado de aniversário de Uberlândia


No dia 31 de agosto é comemorado o aniversário de Uberlândia. Confira o que abre e fecha nesta data:
BANCOS
Fechados. As contas com vencimento para a data podem ser pagas no próximo dia útil.
CENTER SHOPPING
As lojas funcionarão das 13h às 21h. A praça de alimentação e as áreas de entretenimento vão funcionar normalmente, das 10h às 22h.
GRIFF SHOPPING
Estará fechado na sexta-feira (31) e retorna com atendimento normal, das 10h às 21h, no sábado (1º).
UBERLÂNDIA SHOPPING
As lojas ficarão abertas das 13h às 21h. Já a praça de alimentação e as áreas de entretenimento ficarão abertas das 10h às 22h.
PRAIA CLUBE
Na sexta-feira (31), o funcionamento será de acordo com o horário de domingo, das 7h às 17h.
TANGARÁ
Funcionará das 8h às 18h.
CAJUBÁ CLUBE
Estará aberto das 6h às 17h.
CAÇA E PESCA
A área de lazer estará aberta das 8h às 17h, mas a secretaria estará fechada.
HOSPITAL DE CLÍNICAS
Durante o feriado o atendimento funcionará no esquema de urgência e emergência no Pronto-Socorro e no Pronto-Socorro Odontológico.
HEMOCENTRO
Fechado durante o feriado. Retoma o funcionamento normal, das 7h às 11h30 e das 15h às 17h, na segunda-feira (3).
UAI TRABALHADOR
Fechado devido o feriado, voltando com atendimento normal na segunda-feira (3).
SINE/RECEITA ESTADUAL/INSS
Fechados.
ACIUB
Fechada.
RECEITA FEDERAL
Fechada. Volta ao atendimento normal na segunda-feira (31).
MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL/JUSTIÇA FEDERAL
Fechada. Esquema de plantão judicial.
PROCON
Fechado.
DMAE
Esquema de plantão técnico – atendimento pelo 0800-9407272

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais grátis em Uberlândia

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais voltará a se apresentar gratuitamente em Uberlândia. Dessa vez no Complexo do Parque do Sabiá, mais precisamente no estacionamento do Estádio Municipal João Avelange.

O evento será dia 30 de Agosto, próxima quinta feira, véspera do feriado de aniversário de Uberlândia, às 20h:30m.

Será uma apresentação imperdível!



Programa
COPLAND – “Fanfarra para um Homem Comum”
DVÓRAK – “Dança Eslava nº 1 em Dó maior, op. 46: Furiant. Presto”
RACHMANINOFF – “Vocalise nº 14, op. 34”
SMETANA – “A noiva vendida: Três Danças – Polka – Furiant – Dança dos Comediantes”
GUARNIERI – “Dança Brasileira”
L. FERNANDEZ – “Reisado do pastoreio: Batuque”
TCHAIKOVSKY – “Sinfonia nº 4 em fá menor, op. 36: Finale”

O regente é o maestro  Marcos Arakaki  e a organização é do Grupo Algar (Algar Telecom).

O estacionamento será gratuito e os organizadores recomendam chegar cedo e levar agasalho. Para quem mora na Toca do Calango, não é necessário se preocupar: basta ir a pé, pois o parque está bem próximo.

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais




Em seu quinto ano de vida, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais se orgulha de já estar entre as melhores orquestras do Brasil. Criada para tornar-se um grupo de excelência artística, a Orquestra, em sua programação, apresenta ao público obras essenciais do repertório sinfônico e produções contemporâneas, inclusive peças raramente executadas. Entre seus convidados estão os artistas que se destacam no cenário nacional e internacional e que hoje têm a Filarmônica de Minas Gerais como mais uma referência de qualidade na música sinfônica. Neste curto espaço de tempo, a Orquestra foi reconhecida com dois importantes prêmios brasileiros: seu diretor artístico e regente titular, maestro Fabio Mechetti, recebeu o Prêmio Carlos Gomes 2009 como Melhor Regente Brasileiro; e a Orquestra foi eleita o melhor grupo musical erudito de 2010 pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA).

Entre os artistas que já se apresentaram com a Filarmônica de Minas Gerais estão Nelson Freire, Arnaldo Cohen, Antonio Meneses, Eliane Coelho, Marcelo Bratke, Augustin Hadelich, Yang Liu, Maximiano Valdés, Ligia Amadio, Daniel Binelli, Fabio Zanon, Adriane Queiroz, Vadin Gluzman, Pascal Rogé, Joshua Bell, Isaac Karabtchevsky, Sergei Nakariakov e Alisa Weilerstein. Na Temporada 2012, dividem o palco com a Orquestra artistas consagrados, como Leon Fleisher, Kazuyoshi Akiyama e Krzysztof Penderecki, talentos em ascensão, a exemplo de Conrad Tao e Paulo Szot, entre muitos outros – inclusive, artistas que retornam, como Nelson Freire, Antonio Meneses, Eduardo Monteiro e Augustin Hadelich.

Em 2012 a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais realiza sua primeira turnê internacional com cinco concertos no Chile, Argentina e Uruguai. Segue com suas apresentações regulares, com duas séries no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, turnês, Concertos para a Juventude, Clássicos no Parque e Concertos Didáticos. Apresenta-se nos principais eventos de música clássica do país, como o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão e Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora. Desde sua criação, a Filarmônica de Minas Gerais visitou 18 cidades brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Campos do Jordão, Salvador, João Pessoa, Recife, Natal, Fortaleza, Belém, Manaus, Vitória, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Londrina e Paulínia) e 49 cidades mineiras. Na Sala São Paulo, apresentou-se em duas temporadas e, nos teatros municipais do Rio de Janeiro e São Paulo, estreou em 2011, todos com ótima receptividade do público e elogiosas críticas.

Como ações de estímulo à música, a Orquestra promove o Festival Tinta Fresca, para compositores de todo o país, e o Laboratório de Regência, atividade inédita no Brasil que abre nova oportunidade para jovens regentes brasileiros.



Maestro:

O Regente Marcos Arakaki já esteve à frente de outras orquestras no Brasil e no exterior, dentre elas as sinfônicas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Paraíba e Petrobras Sinfônica. O maestro conduziu ainda as filarmônicas de Boshulav Martinu (República Tcheca), de Kharkov (Ucrânia), de Buenos Aires (Argentina), da Universidade Nacional do México e também a orquestra da Academia Americana de Regência, em Aspen.

domingo, 26 de agosto de 2012

Uberlândia é 2ª em crescimento de vendas até 2012!

Foi publicada pesquisa da consultoria  McKinsey que aponta Uberlândia como a segunda cidade do interior brasileiro (também é a segunda colocada em população) com relação ao crescimento do consumo até 2020.  

Estima-se um acréscimo de R$ 3,5 bilhões nas vendas de 2010 a 2020.

A pesquisa foi feita pela 
McKinsey em cidades com mais de 100 mil habitantes, por meio do correlacionamento de informações de renda e de dados de 45 categorias de produtos (alimentos, bebidas, veículos e vestuário). Alimentos e bebidas estão em primeiro lugar no crescimento das vendas, seguido por carros, bebidas alcoólicas e vestuário. A previsão no Brasil é que a população vai gastar R$ 1,3 trilhão a mais.

Algumas atitudes do governo federal tem incentivado o consumo, como por exemplo o aumento do mínimo e incentivos habitacionais.
Toca do Calango cresceu 20%

Construção civil impulsiona o mercado

A demanda de mão de obra pelo setor da construção civil em Uberlândia é um dos grandes fatores que alavancam a economia e impulsionam o consumo.

Dados da Jucemg revelam que no primeiro semestre desse ano foram abertas 20 empresas mais que no mesmo período do ano passado (aumento de 24%).

Na área de reforma de imóveis, o crescimento foi de 113%, com 40 empresas a mais.

A construção civil está demandada devido à falta de moradia e o movimento desse setor impulsiona as vendas de outros mercados, apuraram.

Em 2012, por exemplo, a Toca do Calango, que oferece moradia para solteiros no Bairro Santa Mônica (pertinho da UFU) aumentou a capacidade de atendimento em 20%, além de melhorar muito as áreas comuns do condomínio, gerando renda para trabalhadores de diversos setores (elétrica, construção, pintura, transporte, internet, telefonia, segurança, eletrodomésticos).


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Funcionários da UFU anunciam fim da greve


Hoje no fim da tarde (23) foi anunciado que os técnico-administrativos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) decidiram concordar com a decisão do comando de greve nacional para o retorno ao trabalho na próxima segunda-feira (27) e não antes do fim da próxima semana.
O que falta é apenas a assinatura do documento oficializando o acordo feito com o Ministério do Planejamento, o que deve ocorrer dia 24 (sexta) à tarde.
Pela proposta apresentada pelo governo, o reajuste será de 15,8%, em três anos, a partir de 2013. 
Já os docentes da UFU, bem como de outras instituições espalhadas pelo país, continuam em greve por tempo indeterminado. 
Perdas
Toda a comunidade perdeu com essa greve e não somente os alunos. Outros servidores que atendiam a comunidade em geral, como assistência jurídica e atendimentos ambulatoriais no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), também prejudicaram a população. Como reflexo, a cidade de Uberlândia "parou" se considerados os serviços e produtos que deixaram de ser prestados à população flutuante (de estudantes de outras cidades) como hospedagem, alimentação, moradia, etc.
Sinalização
Com a fim da greve dos servidores, o movimento começa a esfriar, com a expectativa de retorno ao trabalho também dos docentes.
Se você é de fora de Uberlândia, não deixe de procurar a Toca do Calango (duas quadras da UFU Santa Mônica), pois restam apenas 2 vagas a serem preenchidas. Aguardar o resultado do vestibular pode significar não encontrar vagas!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Entrada Franca - Espetáculo do Circuito Palco Giratório Vila Tarsila, da Cia Druw (São Paulo/SP)

Uberlândia recebe espetáculo do Circuito Palco Giratório
Vila Tarsila, da Cia Druw (São Paulo/SP) terá única apresentação em 21 de agosto

Conhece Tarsila do Amaral? É uma das principais pintoras brasileiras. Nascida em 1886, no interior de São Paulo, participou de importante movimento artístico nos anos 1920, que tinha objetivo de valorizar mais a cultura do País do que a europeia. Para homenageá-la, a Cia. Druw mostra como foi sua infância no espetáculo Vila Tarsila, que será apresentado em São Paulo e em Santo André.

Por meio de coreografias, figurinos e adereços (como pés e mãos enormes de espuma), os atores-bailarinos relembram brincadeiras que a artista fazia na fazenda da família. Mas nem tudo era tão divertido. A menina Tarsila também tinha de se dedicar com disciplina às lições em francês impostas pelos pais. O cenário - que muda o tempo todo - revela obras famosas criadas pela pintora.

O Circuito Palco Giratório, projeto do Departamento Nacional do Sesc, que realiza a maior circulação de espetáculos de artes cênicas do Brasil, chega a Uberlândia. A cidade receberá, em uma única apresentação, o espetáculo infantil Vila Tarsila, da Cia Druw (São Paulo/SP) na terça-feira (21/08) às 16h, no Teatro Rondon Pacheco.

A entrada para o espetáculo é gratuita, mediante a retirada de ingressos com uma hora de antecedência, no local da apresentação. Confira as informações sobre o espetáculo e participe!

ESPETÁCULO: VILA TARSILA - CIA. DRUW (SÃO PAULO/SP)

Em um roteiro que valoriza o lúdico, Vila Tarsila joga luzes nas memórias de infância de Tarsila do Amaral. Miriam Druwe, em parceria com Cristiane Paoli Quito, transporta o espectador ao mundo antropofágico da artista, demonstrando que sua obra nasceu das experiências visuais, das inúmeras viagens realizadas e das brincadeiras que recheavam as tardes na fazenda em que vivia em Capivari, interior de São Paulo - onde podia correr livremente entre pedras, árvores, cactus e brincar com bonecas feitas de mato, em contraponto com a educação francesa que recebeu de seus pais.

Ficha técnica

Direção Geral e Artística: Miriam Druwe. Concepção e criação: Miriam Druwe e Cristiane Paoli Quito. Roteiro e Direção Cênica: Cristiane Paoli Quito. Interpretes: Adriana Guidotte, Anderson Gouveia, Bruna Petito, Elizandro Carneiro, Luciana Paes, Miriam Druwe, Tatiana Guimarães, Orlando Dantas. Standing: Mariana Duarte e Letícia Rossi. Cenário e figurino: Marco Lima. Desenho de luz: Marisa Bentivegna. Trilha sonora: Natália Mallo. Letras das músicas: Miriam Druwe. Adereços e bonecos: FCR produções artísticas. Vídeo Cenário: Felipe Sztutman. Operador de Luz: Marcel Gilber. Realização: Miriam Druwe Produções Artísticas.

SERVIÇO

Evento: Espetáculo Vila Tarsila – Cia Druw (São Paulo/SP)

Data: 21/08/2012

Local: Teatro Rondon Pacheco - Rua Santos Dumont, 517 – Centro - Uberlândia / MG

Horário: 16h

Entrada Gratuita mediante a retirada de ingressos com uma hora de antecedência, no local da apresentação.

Informações para a imprensa: (31) 3279-1479 / 8744-5409 / 8766-6951

Informações sobre o evento: (31) 3279-1400

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Ode ao Absurdo em cartaz em agosto

Eles são cinco dos atores mais experientes da cidade. E escolheram um texto desafiador para encenarem. Flávio Arciole, Ivens Tilman, Lilia Pitta, Maria Amélia Fernandes e Umberto Tavares levam aos palcos quatro cenas curtas do francês Jean Tardieu, no espetáculo “Ode ao absurdo – 4 X Tardieu”, que estreou sábado, e cumpre temporada todos os finais de semana, sempre às 20 horas, no Palco de Arte (bairro Fundinho, telefone 3236-5056).

Tardieu é um autor considerado um desafio para os artistas cênicos, pois desconstrói não somente a linguagem falada como a comunicação teatral. Por isso, o resultado é diversão na certa. Espectadores riem da cena, riem do absurdo e riem de si próprios.
 
A montagem proposta pelo Grupo Elenco, viabilizada com recursos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, tem direção, cenários e figurinos de Flávio Arciole e produção do jornalista e produtor cultural Carlos Guimarães Coelho.

O Grupo Elenco surgiu nos anos de 1990 nos corredores da UFU, tendo como uma de suas fundadoras a atriz Maria Amélia Fernandes. Desde então, passou por várias formações, mantendo a verve humorística em seu escopo. De seus integrantes originais, além da fundadora, permace o ator Ivens Tilman.

"Ode ao absurdo - 4 X Tardieu" tem o apoio do Colégio Nacional, Palco de Arte, Uai Q Dança, Jornal Correio, TV Integração e Página Cultural e agora também da 
Toca do Calango. Os ingressos para o espetáculo estão à venda na Livraria Nobel, também no bairro Fundinho. Mais informações pelo telefone 9118-6224. 

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Feira Gastronômica de Agosto (16-08) terá Pop Rock, MPB e Músicas Românticas!

A FEIRA GASTRONÔMICA DESSE MÊS SERÁ NA PRÓXIMA QUINTA FEIRA (16/08/12) NO PÁTIO DO MERCADO MUNICIPAL (AVENIDA GETÚLIO VARGAS ESQUINA COM RUA OLEGÁRIO MACIEL, CENTRO).

SEMPRE NA TERCEIRA QUINTA-FEIRA DE CADA MÊS, DAS 18H ÀS 22H, O EVENTO ACONTECE E JÁ TEM TRADIÇÃO DE VÁRIOS ANOS NA CIDADE! A REALIZAÇÃO É DA ASSOCIAÇÃO DA FEIRA GASTRONÔMICA DE UBERLÂNDIA, COM O APOIO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE CULTURA E AGROPECUÁRIA E ABASTECIMENTO.

A FEIRA REÚNE PRATOS DE VÁRIOS PAÍSES, DENTRE ELES MÉXICO, ESPANHA, ITÁLIA, JAPÃO, ARÁBIA, PORTUGAL, RÚSSIA, CHINA E FRANÇA. DO BRASIL, A PARTICIPAÇÃO DAS COZINHAS DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA, NORDESTINA, GOIANA E MINEIRA.

Para animar a noite, o pessoal sempre convida uma atração musical e a entrada é gratuita. Veja a "ficha técnica da noite":

Apresentação de experientes músicos que interpretam o melhor do Pop
Rock, MPB e Romântico. 

Ângelo França
Cantor, músico Autodidata, influenciou-se na música através de seu pai,
cantor e instrumentista, de Bandas como Super Som 201 e H6, na região de
Minas Gerais. Ângelo aos 06 anos de idade já revirava os discos de vinil
rockabilly dos anos 60, como Elvis Presley e Chuck Berry. Atualmente Ângelo
se apresenta em Eventos de Uberlândia e região, conciliando com o seu
trabalho como engenheiro. Ângelo possui 01 CD independente com 11 gravações
no Studio A Cor do Som de Uberlândia. Atualmente também reside em Araguari.


Luciano Mauro
Músico, violonista/guitarrista, formado pela Universidade Federal de
Uberlândia, teve suas influências na música brasileira, no blues e no jazz
onde o inspiraram como instrumentista músicos como Toninho Horta, Stevie
Ray Vaughan e Eric Clapton. Luciano além de se apresentar é professor do
conservatório estadual de música em Araguari.

Moisés Oliveira
Músico, baterista, formado pela Universidade Federal de Uberlândia, teve
suas influências no rock e música instrumental. Longa experiência com banda
baile, hoje também concilia suas apresentações com o cargo de professor do
conservatório estadual de música em Araguari.

Programe-se!

Funcionamento do Comércio no Feriado de 15 de Agosto 2012


Está liberado o funcionamento das lojas do comércio de Uberlândia no feriado de 15 de Agosto. A data é feriado municipal pelo dia de Nossa Senhora da Abadia. 
Esse funcionamento, das 10 às 19h  está previsto na Convenção Coletiva de Trabalho do comércio como facultativo, ou seja, abre quem quer. Já os trabalhadores convocados receberão como horas extras.
Uberlândia possui dois Shoppings, o Center Shopping (pertinho da Toca do Calango) e Uberlândia Shopping). Nesses estabelecimentos, as lojas estarão abertas das 13h às 21h sendo que nas praças de alimentação vão funcionar das 10h às 22h.
Repartições públicas como PROCON, Prefeitura, etc, estarão fechados.
O feriado é religioso
Uberlândia tem duas paróquias de Uberlândia dedicadas a Nossa Senhora da Abadia, uma no bairro Custódio Pereira ( rua Luiz Vieira Tavares, 1.245), zona leste, e outra no bairro Copacabana (praça Canto Maior dos Palmares, 25), zona sul. Elas estão preparando missa especial para celebrar o dia da santa (15 de Agosto).

Terminal Santa Luzia foi reaberto!


Ontem, dia 13, o Terminal Santa Luzia, que faz parte do SIT, voltou a funcionar normalmente. 
O terminal estava em reforma e foi liberado para uso após a conclusão das obras para a substituição da cobertura, reconstrução do piso de todo o local e a restauração do piso da plataforma. Principalmente o teto era precário, pois os usuários se molhavam devido à pequena área coberta.
A obra foi iniciada no dia 16 de janeiro e também teve como objetivo modernizar o terminal, mas algumas lojas do local ainda estão em reforma.
Ontem foi anunciado pela TV Record que o trânsito na Av. João Naves de Ávila foi liberado. O mesmo estava interditado em uma das vias de rolamento para a realização das obras.
O SIT é um sistema integrado de transporte de Uberlândia, no qual o passageiro paga uma única passagem e se desloca para qualquer parte da cidade pagando uma única passagem. Para ir da Toca do Calango você pega o mesmo ônibus (T132) que vai para terminal Santa Luzia. Basta descer no segundo ponto depois da Estação 05 - Prefeitura, na avenida Segismundo Pereira, em frente ao portão lateral da UFU Santa Mônica.
Itinerário de Ida:
TERMINAL CENTRAL
AV. AFONSO PENA
AV. JOAO NAVES DE AVILA
ESTAÇÃO 01 - CESÁRIO ALVIM
ESTAÇÃO 02 - PEREIRAS
ESTAÇÃO 03 - SESC
ESTAÇÃO 04 - SHOPPING
ESTAÇÃO 05 - PREFEITURA
AV. SEGISMUNDO PEREIRA
RUA OPHIR LOPES DE CANDIDO
AV. DR. LAERTE VIEIRA GONCALVES
RUA MARIO SEGATTO
AV. FRANCISCO RIBEIRO
RUA NORALDINO FERREIRA
AV. OSCAR MIRANDA
RUA JERONIMA LUCAS BARROS
AV. JOAO NAVES DE AVILA
RUA ODILON SANTOS CASTANHEIRA
TERMINAL SANTA LUZIA

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Conheça o programa de Assistência e Apoio a Estudantes da UFU

Constituí-se de projetos oferecidos aos estudantes de baixa condição socioeconômicas.

Projeto de Bolsa Alimentação: visa atender às necessidades básicas de alimentação oferecendo 1900 bolsas (1550 - Uberlândia e 350 - Pontal).
Projeto de Empréstimo do Instrumental Odontológico: oferece instrumental, em caráter de empréstimo (32 vagas), aos estudantes do curso de Odontologia (a partir de 2 período), contribuindo para a realização da prática acadêmica.

Projeto de Bolsa Moradia: oferece uma bolsa no valor de R$250,00 (360 vagas - 210 em Uberlândia e 150 no Pontal) em atendimento às necessidades de moradia, a estudantes de baixa condição socioeconômica, cuja família resida fora de Uberlândia. Venha usar esse benefício na Toca do Calango.
Projeto de Redução nas Taxas de Expediente/UFU: para estudantes de baixa condição socioeconômica dos diversos cursos da UFU, de acordo com a resolução 03/97 do Conselho Diretor.

Projeto de Bolsa Central de Línguas (CELIN): para estudantes de baixa condição socioeconômica da comunidade interna e externa, regularmente matriculados que solicitem redução no pagamento das mensalidades a fim de viabilizar a permanência e a conclusão nos cursos oferecidos pela CELIN (50 vagas).

Projeto de Curso de Línguas Estrangeiras: é propiciar aos estudantes de baixa condição socioeconônica do Campus do Pontal em Ituiutaba, o acesso à aprendizagem de uma língua estrangeira, como forma de crescimento e aprimoramento acadêmico, desenvolvendo-lhes habilidade oral e escrita, capacidade de interpretação de textos escritos e língua estrangeira e capacidade de compreensão de outra língua falada ou escrita (120 vagas).

Projeto de Aquisição de Material Didático e Livros: busca facilitar a aquisição de material e livro didático aos estudantes da baixa condição socioeconômica, contribuindo para a melhoria do desempenho acadêmico.

Projeto de Cursos de Informática: visa propiciar a inclusão digital aos estudantes de baixa condição socioeconômica dos diversos cursos da UFU (Campi de Uberlândia e Pontal), promovendo recursos e ferramentas necessárias ao uso do computador e de seus programas (180 vagas).

Projeto de Bolsa Transporte: visa oferecer transporte coletivo ao estudante de baixa condição socioeconômica, facilitando seu acesso à UFU e as atividades acadêmicas, contribuindo para a melhoria do desempenho acadêmico. Modalidades: transporte urbano (850 bolsas de passe escolar); transporte interurbano com 150 bolsas em espécie (R$100,00 a R$150,00).

Projeto de Orientação Social: busca prestar orientações a todos os estudantes da UFU e seus familiares nos aspectos biopsicossocial e cultural, discutindo as possibilidades de ampliar as perspectivas de vida, e as possíveis soluções das situações problema, que interferem na vida acadêmica, fazendo os devidos encaminhamentos para a comunidade interna e/ou externa. Em média são atendidos 1500 estudantes por ano.
Projeto de Ações Educativas e Preventivas: visa desenvolver ações educativas e preventivas, de acordo com as necessidades e interesses da comunidade estudantil, com temáticas sobre sexualidade, dependência química, ética profissional, dentro outras.

Público Alvo do Programa: Público Interno - Discente e externo
Temática: Assuntos Estudantis
Proponente: Dir. de Ass. Estudantis

Fonte: Proex

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Anel Viário de Uberlândia e Rodovias receberão investimentos


Anel Viário de Uberlândia

A Alça Sul do Anel Viário Ayrton Senna, em Uberlândia, deve ser concluída, segundo prevê a prefeitura. O edital para a contratação da empresa que será responsável pelos 11 quilômetros de estrada que vão interligar a BR-050 (sentido Uberaba) com a MGT-497 (Uberlândia/Prata) deve ser divulgado até o fim desse mês.
As obras tem previsão de gastos de quase R$ 38 milhões e tem previsão para início em novembro e fim em  abril de 2014, ou até mesmo antes disso, pois os recursos já estão reservados para a obra.
O pacote está entre os 73 trechos que vão receber os investimentos do programa “Caminhos de Minas”, do Governo de Minas Gerais.  Para o estado, serão investidos R$ 3,2 bilhões para pavimentação de 1.955,6 quilômetros de rodovias.
O objetivo é tirar o fluxo rodoviário do perímetro urbano, principalmente dos veículos de carga pesada que chegam de São Paulo e também beneficiar os moradores da região, como os dos bairros Shopping Park, Nova Uberlândia e setor de chácaras.
Benefícios para a região
Além de Uberlândia, outros quatro trechos na região também vão receber investimentos. Na lista está a cidade de Araguari, no entroncamento com a BR-365/km 4 e o trecho entre Campina Verde e Itapagipe, além de Frutal-Garimpo da Bandeira e Frutal-Pirajuba.  Ao todo, o programa envolve a implantação de 7.775 novos quilômetros de rodovias, distribuídos por 234 trechos.


O governador Antonio Anastasia, visitando Ituiutaba nesta semana, a 137 km de Uberlândia, autorizou a implantação do Programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária do Estado de Minas Gerais (PROMG), no âmbito da Coordenadoria Regional do DER/MG de Ituiutaba.
O contrato de recuperação e manutenção de cerca de 540 quilômetros de estradas envolve investimentos de R$ 162 milhões, durante quatro anos, beneficiando diretamente 13 municípios:
O PROMG é um instrumento de gestão de rodovias do Brasil e visa assegurar aos usuários condições de segurança e trafegabilidade. O governo mineiro já investiu, desde 2006, mais de R$ 1,2 bilhão na recuperação de 5.779 quilômetros de rodovias.

Prefeitura de Uberlândia apresenta proposta ao PAC para investir no Transporte Urbano.


O Ministério das Cidades recebeu o pedido enviado pela Prefeitura de Uberlândia, projeto de RS 127,5 milhões para a implantação de mais cinco corredores de ônibus na cidade., para dar andamento aos planos de Uberlândia Integrada.
A idéia da prefeitura é o ingresso na seleção para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Médias Cidades.
Uberlândia está entre as 75 cidades de médio porte, com população entre 250 mil e 700 mil habitantes, pré-selecionadas para apresentar projetos de transporte público neste programa, lançado mês passado pela presidente Dilma Rousseff. Os municípios têm prazo até dia 31 de agosto para enviar os projetos de mobilidade urbana.
As cidades interessadas tem até o fim desse mês para envio das propostas e o governo federal irá divulgar a relação das cidades selecionadas será divulgada em meados de dezembro, com a previsão do início das obras para 2013. São R$ 7 bilhões previstos para serem liberados pelo governo federal, em forma de financiamento, para a aquisição de equipamentos que modernizem e integrem o transporte público, como estações e terminais de ônibus.
Aqui na cidade, a proposta inclui cinco novos corredores do Sistema Integrado de Transporte (SIT) para os setores sul, oeste, sudoeste, leste (onde fica a Toca do Calango) e norte, partindo do Terminal Central.
Atualmente, há dois corredores exclusivos de ônibus implantados em Uberlândia ao longo das avenidas João Naves de Ávila e Monsenhor Eduardo, além de cinco terminais – Central, Umuarama, Planalto, Industrial e Santa Luzia – e 13 estações fechadas, todas na avenida João Naves de Ávila.

Entenda a Proposta:

O projeto prevê a construção de quatro terminais de embarque e desembarque, sendo um no corredor sul (no setor universitário), oeste (no bairro Jardim Patrícia), sudoeste (na região dos Jardins, próxima ao bairro Nova Uberlândia) e Novo Mundo, nas imediações do bairro Morumbi, na zona leste.
O da Zona Leste contempla um corredor, com as correspondentes estações, o da Segismundo Pereira, a  duas quadras da Toca do Calango e com esse seriam dois, pois a região já possui o da João Naves de Ávila.
No total, serão mais 63 estações fechadas nos cinco corredores, incluindo duas na praça Tubal Vilela e uma na praça Clarimundo Carneiro, ambas no no centro. 

Mais viadutos:


As intervenções contemplam a construção de dois novos viadutos: na rua Paraná, no bairro Brasil, e na rua México, no bairro Martins, além da duplicação da ponte do Praia Clube, no bairro Tabajaras, na zona sul.

Corredores de ônibus previstos

Região SulAvenida Nicomedes Alves dos Santos
9 estações e terminal Universitário
Região Sudoeste Avenida Getúlio Vargas, com 7 estações e terminal Jardins
Região Oeste Avenidas José Fonseca e Silva e Marcos Freitas Costas, com 18 estações e terminal Jardim Patrícia
Região Leste Avenida Segismundo Pereira, com 12 estações e terminal Novo Mundo (no bairro Morumbi)
Região Norte Avenida Cleanto Vieira Gonçalves, com 14 estações – ligação com o Terminal Industrial (já existente)
Região Central Estações de embarque e desembarque nas praças Tubal Vilela (uma de cada lado da praça) e uma na Clarimundo Carneiro.
Veja a notícia publicada anteriormente aqui no nosso Blog