TOCA DO CALANGO SUÍTES UBERLÂNDIA

Clique aqui para acessar o site oficial - Toca do Calango Suítes Uberlândia: www.tocadocalango.com.br



Postamos notícias de Uberlândia e região. Temos a unidade Suítes, onde oferecemos suítes (quartos com banheiro) e kitinetes para alugar. Ambas perto da UFU - Santa Mônica.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Reservatório de Água do Custódio Pereira é inaugurado

Como anunciamos aqui no Blog em 2011, a prefeitura inaugurou, na terça-feira (30), dois reservatórios de água localizados na central de reservação do bairro Custódio Pereira (a 10 minutos de carro da Toca do Calango). Foram investidos R$ 4,3 milhões na construção dos equipamentos, que garantiram um acréscimo de 10 milhões de litros, ou seja, 58% a mais da capacidade do local. A central do Custódio Pereira é o principal centro de reservação do Dmae. Agora, com capacidade de 27 milhões de litros, fornece água para os reservatórios do Distrito Industrial, do Marta Helena e do Centro. Pela sua localização, utiliza a gravidade para abastecer, o que reduz o custo de energia elétrica.

Ao estabelecer um paralelo entre a realidade do Dmae no início do seu governo e a atual, o prefeito relatou uma história vivida em Uberlândia no ano de 2005. “Quando assumi a Prefeitura tive meu primeiro desafio: um estrago na bomba da Estação do Bom Jardim prejudicou por 52 horas o abastecimento de água para a região Oeste. Eu fui conhecer o local e encontrei vários improvisos nos equipamentos, como amarrações com arames, era um verdadeiro desrespeito com a população”, falou. Odelmo Leão relatou que daquela época até os dias atuais foi travada uma luta para a cidade saltar de 82 milhões de litros de água reservada para 117 milhões de litros.

“É fácil comparar. O cadastramento de rede, por exemplo, estava na cabeça de servidores do Dmae, não era documentado. Vejam o risco de desabastecimento de água que a cidade passou. Só quem viveu isso, sabe o que significou. Tinha dias em que a reservação chegava a 30%”, relatou prefeito.

O chefe do Executivo Municipal contou que em Bom Jardim a reservação média era de dois mil litros por segundo e em Sucupira em torno de 1.200. Ele ressaltou que ao saber, teve responsabilidade, trabalhou junto à equipe do Dmae e hoje a cidade está com 4.300 litros de água por segundo para abastecer mais de um milhão de habitantes.

“Mas não fizemos só isso. Temos projetos prontos para mais dois reservatórios para o Custódio Pereira. O local se tornará o centro de reservação da água de Capim Branco que virá para Uberlândia. Assim, a cidade terá mais seis mil litros por segundo até 2065 para mais dois milhões de habitantes. Os investimentos são em torno de 800 milhões de reais. Já encaminhamos ao Governo Federal a primeira etapa do projeto. Basta ir atrás, buscar, conquistar e servir ao povo de Uberlândia”, enfatizou o prefeito.

Epaminondas Honorato Mendes, diretor-geral do Dmae, lembrou a todos que há 60 dias foi entregue uma das maiores obras do Governo Odelmo Leão, a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha, toda remodelada e modernizada. “Hoje, uma obra importante para o abastecimento de água. É uma reserva de mais 10 milhões de litros de água. São obras que dão à cidade a garantia de reservação segura. Hoje, o Dmae não está mais correndo atrás do prejuízo. Está à frente com o sistema de abastecimento e esgotamento sanitário”, disse Epaminondas.

Em casos de crise, cidade terá água por 17 horas

Após a conclusão dos cinco novos reservatórios do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), será possível abastecer Uberlândia normalmente por até 17 horas em casos de panes nos sistemas de captação de água. Até ontem, antes de serem inaugurados os novos reservatórios do Centro de Reservação do Custódio Pereira, o limite era de 12h. “Essa capacidade antiga de reserva de água era o limite para uma cidade do porte de Uberlândia”, disse o prefeito Odelmo Leão.

Bairros beneficiados pelos novos reservatórios no bairro Custódio Pereira

Os bairros beneficiados pelos novos reservatórios do Custódio Pereira são Aclimação, Aeroporto, Ana Angélica, Bosque dos Buritis, Boulevard Mineiro, Brasil, Califórnia, Carajás, Condomínio Buritis, Custódio Pereira, Esperança, Industrial, Ipanema I e II, Jardim Finotti, Lagoinha, Mansões Aeroporto, Minas Gerais, Nossa Senhora das Graças, Paradiso, Progresso, Quintas do Bosque, Santa Mônica (onde está a Toca do Calango), Terra Nova, Tibery, Umuarama, Umuarama II e Val Paraíso.

Central de Reservação do Bairro Custódio Pereira – Rua Luiz Vieira Tavares, 1445, bairro Custódio Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TOCA DO CALANGO - suítes (quartos com banheiro) e kitinetes para alugar
em Uberlândia a duas quadras da UFU Santa Mônica. Acesse nosso site: www.tocadocalango.com.br