TOCA DO CALANGO SUÍTES UBERLÂNDIA

Clique aqui para acessar o site oficial - Toca do Calango Suítes Uberlândia: www.tocadocalango.com.br



Postamos notícias de Uberlândia e região. Temos a unidade Suítes, onde oferecemos suítes (quartos com banheiro) e kitinetes para alugar. Ambas perto da UFU - Santa Mônica.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Estação Stevenson, de Araguari, está quase pronta!

Foto das Obras atualmente
A restauração da Estação Stevenson está quase pronta. Ela fica às margens da Rodovia 050 do lado esquerdo de quem segue de Uberlândia para Araguari.  

As obras estão na fase de acabamento do prédio histórico que este ano completou 85 anos. Desativada em 1970, ela se encontrava abandonada desde então sofrendo com ações de vandalismo.

Em junho deste ano, a Prefeitura de Araguari iniciou as obras de restauro da estação que foi construída na zona rural na região do Fundão, e inaugurada em 1927. O prédio estava quase todo destruído, sem piso e com as paredes danificadas. O projeto de restauro está orçado em R$ 625 mil, sendo que desde valor, R$ 500 mil são oriundos do Governo Federal, e o restante é a contrapartida da prefeitura municipal, entra em fase final de conclusão.

O prédio é tombado pelo patrimônio histórico araguarino. O local era usado como centro de distribuição de mercadorias como tijolos, arroz e gado e era a última estação rural da estrada de ferro da Mogiana. Pela estação passava a Linha de Catalão, construída entre 1888 e 1889, até Uberaba, tendo chegado em 1895 a Uberlândia e 1896 a Araguari.

A restauração da Estação Stevenson faz parte de um resgate cultural de Araguari, que inclui, também, a restauração da Casa da Cultura e do Armazém Educação.

A prefeitura espera que as obras sejam concluídas no final de novembro ou início de dezembro. Quanto ao destino do prédio após a conclusão das obras, a prefeitura informou que foi iniciado o processo para que haja licitação para locação do imóvel que pode ser utilizado como restaurante ou espaço para eventos.

A previsão é que estação receba uma parte de linha férrea simbólica que será instalada paralela a plataforma de embarque da estação, assim como era antes de ser desativada.

Desde o início do processo de restauro, a estação tem recebido inúmeras visitas e registros fotográficos e de vídeo de pessoas de toda parte do país.

Estado da estação antes das obras começarem

Fonte Gazeta do Triângulo e Correio de Uberlândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TOCA DO CALANGO - suítes (quartos com banheiro) e kitinetes para alugar
em Uberlândia a duas quadras da UFU Santa Mônica. Acesse nosso site: www.tocadocalango.com.br