TOCA DO CALANGO SUÍTES UBERLÂNDIA

Clique aqui para acessar o site oficial - Toca do Calango Suítes Uberlândia: www.tocadocalango.com.br



Postamos notícias de Uberlândia e região. Temos a unidade Suítes, onde oferecemos suítes (quartos com banheiro) e kitinetes para alugar. Ambas perto da UFU - Santa Mônica.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Volta do Vestibular na UFU em 2012!

UFU ANUNCIA VESTIBULAR PARA O PROCESSO SELETIVO PARA O PRÓXIMO SEMESTRE

Ontem à noite gastei um tempo relativamente grande para atualizar a página do site da Toca do Calango, que estava erroneamente ainda citando o vestibular tradicional como forma de ingresso na UFU, apesar de já conter lá o processo seletivo ENEM/SiSu. Hoje pela manhã, quando peguei o Jornal Correio comecei achei graça da notícia da capa: “UFU fará vestibular para ingresso no meio do ano” e pensei, vou ter que atualizar novamente.

Mas não era bem isso, pois trata-se de fato provisório, apenas para 2012. Não sei se é um alívio (não terei que atualizar o site de novo) ou uma esperança para os Uberlandenses com a volta do velho processo. Deixo para o leitor decidir.

Fato é que a Universidade Federal de Uberlândia vai aplicar o vestibular “tradicional” como processo seletivo para ingresso no segundo semestre deste ano por causa da notícia de que o Estado não irá fazer Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em Maio desse ano, como previsto anteriormente Ministério da Educação.

O vestibular, que deve acontecer em dois dias para cada fase:  26 e 27 de maio (1ª fase) e 16 e 17 de junho (2ª fase), oferecendo 1.443 vagas em 41 opções de curso.

Isso ainda não foi aprovado pelo Conselho de Graduação da UFU, mas a universidade acredita que isso ocorrerá ainda este mês, provavelmente no dia 16/02.

A UFU está entendendo essa decisão como a melhor forma de suprir a ausência do ENEM, mas informa que isso não significa o abandono do uso do Sisu, pois há a expectativa de que tudo volte ao normal em 2013.

O “VESTIBULAR”:

O vestibular para o segundo semestre da UFU terá o mesmo formato dos realizados em anos anteriores, com duas fases. Na 1ª fase, os exames contarão com 110 questões objetivas de 11 disciplinas ara a primeira fase. Já as provas da segunda fase terão 44 questões discursivas e mais a prova de redação.

Serão duas as diferenças em relação aos vestibulares aplicados anteriormente. A primeira é que as questões serão elaboradas de forma semelhante às do ENEM, seguindo a tendência da interdisciplinaridade e a segunda é que a instituição adotará a correção online das provas dando mais agilidade e qualidade ao processo de correção, reduzindo ainda em três dias o processo que anteriormente durava cerca de 15 dias.

VAGAS E AGENDA:

1.443 vagas em 41 opções de curso

1ª FASE
26 e 27 de maio
110 questões de 11 disciplinas

2ª FASE
16 e 17 de junho
44 questões discursivas mais a prova de redação

OPINIÃO:

Pelo que vimos, a própria UFU desenvolveu um software para essa correção, de forma muito similar ao sistema usado pelo ENEM. Daí concluímos que o vestibular tradicional continua como “carta na manga” da UFU para o processo seletivo. Será que o pessoal da UFU não está confiando no ENEM/SiSu? E você o que acha? Deixe seu comentário!

2 comentários:

  1. Boa noite, quando isso sai realmente?
    Como fazer a inscrição? Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá Marlainy. Você vai ter que acompanhar, pois a votação para a aprovação desse vestibular será dia 16/02 (próxima quinta). A inscrição deverá ser feita pela internet, no endereço www.ingresso.ufu.br e quando elas estiverem abertas, nesse mesmo endereço você vai poder acompanhar o Edital. Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir

TOCA DO CALANGO - suítes (quartos com banheiro) e kitinetes para alugar
em Uberlândia a duas quadras da UFU Santa Mônica. Acesse nosso site: www.tocadocalango.com.br