TOCA DO CALANGO SUÍTES UBERLÂNDIA

Clique aqui para acessar o site oficial - Toca do Calango Suítes Uberlândia: www.tocadocalango.com.br



Postamos notícias de Uberlândia e região. Temos a unidade Suítes, onde oferecemos suítes (quartos com banheiro) e kitinetes para alugar. Ambas perto da UFU - Santa Mônica.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Grátis: Orquestra do Estado de Mato Grosso


A Orquestra do Estado de Mato Grosso se apresentará em Uberlândia, com ralização no Teatro Rondon Pacheco, a 10 minutos de carro da Toca do Calango.
Desde quando foi criada a série de Concertos Populares da Orquestra do Estado de Mato Grosso, em 2006, o grupo já percorreu mais de 20 cidades mato-grossenses e outras 95 cidades de 22 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Apresentações realizadas para um público de mais de 200 mil pessoas em todo país.
O firme propósito de democratizar o acesso a bens culturais, em especial a música de concerto, trouxe a oportunidade de percorrer o Brasil e estender esta oportunidade para brasileiros de todas as regiões do país, o que gerou em 2008, uma importante indicação ao Prêmio Carlos Gomes. As turnês da OEMT são oportunidades únicas de levar a música e a cultura de Mato Grosso para os quatro cantos do Brasil, dando uma contribuição efetiva para a construção de uma imagem mais positiva Estado de Mato Grosso no imaginário dos brasileiros.

Programação em Uberlândia:

Domingo, dia 03/07, às 20h, no Teatro Rondon Pacheco, a Orquestra do Estado do Mato Grosso se apresentará em Uberlândia.



Concertos Populares 2011 homenageiam a viola caipira e de cocho

Há cerca de 500 anos, as cantigas religiosos jesuíticas e as modas portuguesas que os nossos colonizadores traziam na bagagem, emaranhavam-se às canções e danças nativas numa terra recém “descoberta” pelos navegadores do velho continente. Desse sincretismo surgiram gêneros musicais em várias regiões da nação que viria a ser conhecida mais tarde como Brasil. Da mistura sui generes nasceu a música caipira, catiras, cururus e as modas de violas.
Meio século mais tarde, graças a retomada do patrocínio da ADM, a Orquestra do Estado de Mato Grosso, em sua série de Concertos Populares, homenageia as modas de viola e o rasqueado, amparadas pela formação instrumental erudita que uma orquestra requer, porém, sem deixar de lado dois importantes instrumentos do folclore brasileiro, a viola caipira e a viola de cocho.“Trata-se de uma Orquestra muito importante para a música brasileira. A Orquestra de Mato Grosso apresenta um trabalho inovador e ousado ao unir a viola de cocho ao instrumental clássico da música de concerto”, relata Roberto Correa, violeiro convidado para sair em turnê com a OEMT.
Além de Uberlândia, outras cidades terão apresentações da orquestra. Será a segunda etapa da série de Concertos Populares (que teve início na cidade de Rondonópolis, no mês de abril) contando com outras sete apresentações: Cristalina – GO (29/06), Catalão – GO (30/06), Araguari – MG (01/07), Patrocínio – MG (02/07), Rio Verde – GO (04/07) e Anápolis – GO (06/07). A direção artistica e regência é do maestro Leandro Carvalho.
Os concertos unem os instrumentos tradicionais de uma orquestra às violas caipiras – instrumento sacramentada na cultura rural - e às violas de cocho - viola cavada num pedaço de madeira, que antigamente tinha as cordas confeccionadas de tripas de macaco. Para as apresentações, a Orquestra de Mato Grosso conta com a colaboração de uma das maiores autoridades, se não a maior autoridade em violas, Roberto Correa, que possui 17 discos gravados, livros publicados sobre suas pesquisas musicais e apresentações exibindo sonoridades da viola de cocho e viola caipira em todas as regiões brasileiras e em outros 29 países, além de recitais importantes nas cidades de Pequim, Berlim e Viena.
A partir da década de oitenta a viola foi adquirindo uma condição ímpar na música brasileira. “Desde então sua ascensão está em progressão geométrica. Cada vez mais o instrumento vem sendo utilizado em diversas formações e em diversas linguagens musicais. Com a viola de cocho vem acontecendo o mesmo”, explica Roberto Correa.
O repertório elaborado para os Concertos Populares Temporada 2011, além de canções de Roberto Correa [Mazurca Pantaneira e Araponga Isprivitada] e peça de uma grande compositor mato-grossense, lenda do rasqueado cuiabano,  Tote Garcia [Cadê Totinho e Rabello no Coxipó], conta com músicas de Italo Peron [Cuiabá 2005], Mário Zan e Arlindo Pinto [Chalana], Almir Sater e Paulo Simões [Comitiva Esperança], Demetrio Ortiz e Z. de Mirkin [ Recuerdo de Ypacarai], Mário Palmério [Saudade] e Pescuma, Henrique e Zezé de Camargo [Tá faltando alguém aqui].
Realização 
A Temporada 2011 da Orquestra do Estado de Mato Grosso é uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, e têm como patrocinadores as empresas Eletrobras/ EletronorteADMBanco da AmazôniaInstituto VotorantimBimetal e Lei Federal de Incentivo à Cultura/Ministério da Cultura. Apoio das empresas LocalizaFisk Inglês e EspanholAmazon HotelSoul Propaganda,Tauro Motors e Sistema FeComércio/Sesc/SenacAdaptado do texto de Protásio de Morais

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Toca do Calango divulga a 2ª Mostra de Móveis de Uberlândia


Se você está mobiliando a casa, é profissional do ramo moveleiro, logista ou ainda gosta de novidades, não perca a chance de visitar a 2ª Mostra de Móveis de Uberlândia.


O evento será no Center Convention (dá para ir a pé da Toca do Calango), nos dias 30 de junho a 2 de julho, sempre das 15 às 22h. A realização é do Sindicato das Indústrias de Marcenaria e Mobiliário (Sindmóveis).


Serão 15 empresas participantes expondo vários ambientes, como salas, quartos, cozinhas, etc.


As vendas serão realizadas no atacado e varejo. A entrada é franca e eu vou!

domingo, 19 de junho de 2011

Mais uma Edição do Forró na Praça é divulgada pela Toca do Calango!

Gostou do último Forró na Praça divulgado pelo Blog da Toca do Calango? Então se prepare pois dia 26/06 tem mais!


Foto de Afonso Rangel
Oliveirinha e Banda Os Compadres vão animar o Teatro de Arena da Praça Sérgio Pacheco, no próximo domingo (26/06/2011), das 19h30 às 22h. Essa é mais uma edição de 2011 do projeto “Forró na Praça”, que faz parte do programa cidade da música e tem como objetivo divulgar o trabalho dos grupos musicais do gênero forró e também oferecer à população uberlandense um espaço de lazer com pista de dança.


Comandada pelo músico Oliveirinha, a banda Os Compadres vem fazendo grande sucesso em todo Brasil. Ao longo da carreira, Oliveirinha compôs 53 músicas de sucesso, das quais se destaca: "Assim não dá". 



A entrada é franca!


FESTA JUNINA DO MERCADO MUNICIPAL - LÍSIAS E BANDA

Aqui no Blog da Toca do Calango, publicamos a consagrada Festa Junina do Umuarama. Depois foi a vez daquele gostinho de quero mais, com a Costelada Gaúcha, ambos eventos organizados pela Casa de Misericórdia.


Agora é a vez da Festa Junina do Mercado, que acontecerá nos dias 24 e 25/06, próxima sexta e sábado, no pátio do Mercado Municipal, Av Getúlio Vargas esquina com Olegário Maciel, Centro.


A festa será realizada sempre das 19 às 22h, sendo que nos dois dias a brincadeira será embalada com shows musicais.


Na sexta (24) o show é com Lísias e Banda. Já para o domingo, o SESC e a Secretaria Municipal de Cultura ainda não divulgou qual será a apresentação (estão preparando uma surpresa!).


A Toca do Calango incentiva os eventos do Mercado Municipal de Uberlândia!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Uberlândia está na lista de CTS (subsede da copa) publicada pela CBF

Aqui na Toca do Calango você fica sabendo sobre as subsedes da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

O Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA divulgou a lista dos potenciais candidatos a servirem como Centro de Treinamento de Seleções (CTS) na Copa do Mundo da FIFA no Brasil em 20142014. A relação tem 145 locais e quase todos serão visitados. Após esta análise, serão feitos novos cortes para se chegar à primeira lista de potenciais CTS.

Os locais informados na lista são os que atendem aos requisitos básicos, como distância para aeroporto, capacidade de pouso para grandes aeronaves no aeroporto indicado, distância para possíveis hotéis oficiais, entre outros.

As visitas da Arena (empresa contratada para isso) já começam e terminam no final de julho. Uberlândia já foi visitada e está na lista, que tem 145 pré selecionados, mas a comissão pretende chegar ao número de 90, com o mínimo de 64 CTS.
A escolha definitiva das seleções que irão utilizar os espaços só ocorrerá após o sorteio final, previsto para dezembro de 2013.

Veja a lista dos CTFs pré selecionados por estado:

Alagoas
Maceió – Estádio Rei Pelé

Amapá
Macapá – Estádio Milton Corrêa (Zerão)

Amazonas
Rio Preto da Eva – Estádio Francisco Garcia

Bahia
Camaçari – Estádio Armando Oliveira
Ilhéus – Cana Brava Resort Hotel
Mata de São João – Tivoli Eco Resort Praia do Forte (Campo de Treinamento)
Porto Seguro – Estádio Municipal Antônio Carlos Magalhães
Porto Seguro – Vela Branca
Salvador – Vila Canária (Esporte Clube Ypiranga)
São Francisco do Conde – Centro Esportivo e de Formação Educativa e Cultural (Cesfe)
Trancoso – Campo de Futebol Village de Trancoso

Ceará
Aquiraz – Centro de Treinamento do Ceará
Aquiraz – CT do Dom Pedro Laguna Beach Villas & Golf Resort
Aquiraz – CT do Beach Park
Fortaleza – Estádio Elzir Cabral

Espírito Santo
Domingos Martins – Hotel Fazenda Parque do China
Guarapari – Centro de Treinamento Flamboyant
Serra – Associação Esportiva e Recreativa Tubarão (AERT)
Vitória – Estádio Estadual Kleber Andrade
Vitória – Centro de Treinamento Jaime Navarro de Carvalho

Goiás
Goiânia – Centro de Treinamento Edmo Pinheiro (Goiás Esporte Clube)
Goiânia – Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (Vila Nova F.C.)
Goiânia – Centro de Treinamento Parque Anhanguera (Goiás Esporte Clube)
Goiânia – CT Urias Magalhães (Atlético)
Goiânia – Estádio da Serrinha (Goiás Esporte Clube)
Goiânia – CT Governador Marconi Perillo (Vila Nova F.C.)
Goiânia – Estádio Antônio Acciolly (Atlético)

Maranhão
São José de Ribamar – Academia Ribamar
São Luís – Complexo Esportivo Governador João Castelo

Mato Grosso
Barra do Garças – Estádio Zeca Costa
Cuiabá – Hotel Fazenda Mato Grosso
Cuiabá – Rondon Pantanal Eco Resort

Mato Grosso do Sul
Campo Grande – Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza

Minas Gerais
Araxá – Estádio Municipal Fausto Alvim
Extrema – Hotel Fazenda das Amoreiras
Juiz de Fora – Estádio Municipal Radialista Mario Helênio
Matias Barbosa – Hotel Haras Morena
Montes Claros – Estádio José Maria Melo
Uberlândia – Complexo Municipal Virgílio Galassi

Paraíba
João Pessoa – Vila Olímpica Ronaldo Marinho

Paraná
Cascavel – Estádio Olímpico de Cascavel – Regional Arnaldo Busatto
Curitiba – Clube Bosch
Foz do Iguaçu – Estádio do ABC
Foz do Iguaçu – Parque Tecnológico de Itaipu (PTI)
Londrina – Estádio Jacy Scaff (Estádio do Café)
Londrina – CT SM Sports
Londrina – CT PSTC (Paraná Soccer Technical Center)
Maringá – Estádio Regional Willie Davids
Paranaguá – Estádio Fernando Scharbuh Farah (Gigante do Itiberê)
Paranavaí – Estádio Municipal Dr. Waldemiro Wagner
São José dos Pinhais – Hotel Paraná Golf
São José dos Pinhais – Estádio Municipal do Pinhão

Pernambuco
Gravatá – Centro de Treinamento Sport Club do Recife
Gravatá – Estádio Municipal José Salgado da Silva
Jaboatão dos Guararapes – CT da Lagoa Azul
Paulista – Estádio Municipal de Paulista
Recife – Centro de Treinamento Wilson Campos

Rio de Janeiro
Búzios – Búzios Esporte Clube
Macaé – Estádio Municipal Cláudio Moacir
Petrópolis – Estádio Atílio Marotti
Petrópolis – Centro de Treinamento Vale do Carangola
Teresópolis – Teresópolis Futebol Clube

Rio Grande do Norte
Natal – Frasqueirão / Complexo Esportivo Vicente Farache

Rio Grande do Sul
Alvorada – Pedra Branca Futebol Clube
Bento Gonçalves – Estádio Montanha dos Vinhedos
Canela – Campo de Treinamento no Hotel Continental Canela
Canoas – Universidade Luterana do Brasil
Caxias do Sul – Estádio Francisco Estédile (Centenário)
Farroupilha – Estádio Municipal de Esportes
Gramado – Vila Olímpica Várzea Grande
Novo Hamburgo – Estádio do Vale
Osório – Centro Esportivo Professor Davi José Fleck
Pelotas – Fragata Futebol Clube
Santo Antônio da Patrulha – Parque da Guarda
Viamão – Centro de Treinamento Vila Ventura

Santa Catarina
Florianópolis – Campo do Costão do Santinho Resort Golf & Spa
Florianópolis – Centro de Treinamento do Avaí
Florianópolis – Estádio Orlando Scarpelli
Joinville – Estádio Municipal Arena Joinville

São Paulo
Águas de Lindóia – Oscar Inn Eco Resort
Águas de Lindóia – Brasilis Futebol Clube
Águas de Lindóia – Villa Di Mantova
Águas de São Pedro – Complexo Esportivo Prefeito Armando Brandini
Atibaia – Bourbon Atibaia Spa & Resort
Barueri – Centro de Treinamento Barueri/Vila Porto
Barueri – Arena Barueri
Bauru – CEDESP/ Centro de Desenvolvimento Esportivo
Bauru – Estádio Alfredo de Castilho
Bragança Paulista – Estádio Nabi Abi Chedid
Bragança Paulista – Hotel Villa De Santo Agostinho (Projeto de Campo de Treinamento)
Bragança Paulista – Hotel Fazenda Dona Carolina (Projeto de Campo de Treinamento)
Campinas – Centro de Formação de Atletas/Associação Atlética Ponte Preta
Campinas – Estádio Brinco de Ouro da Princesa
Campos do Jordão – Centro de Treinamento de Alto Rendimento de Campos Do Jordão (CETAR)
Caraguatatuba – Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves
Cotia – Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel (São Paulo Futebol Clube)
Guaratinguetá – 500 Hotel e Golfe - Projeto de Campo de Treinamento
Guaratinguetá – Escola de Especialistas da Aeronáutica
Guarujá – Estádio Municipal Antônio Fernandes
Guarujá – Forte dos Andradas
Guarulhos – Estádio Municipal Antônio Soares de Oliveira
Guarulhos – Centro de Treinamento do Palmeiras II
Guarulhos – Arena Esportiva Osvaldo de Carlos
Itu – Spa Sport Resort Ltda.
Itu – Estádio Dr. Novelli Júnior
Jaguariúna – Estádio Alfredo Chiavegato
Jaguariúna – Hotel Duas Marias (campo a ser construído)
Jarinú – Estância Santa Filomena
Jundiaí – Clube Jundiaiense
Jundiaí – Estádio Dr. Jayme Cintra
Limeira – Estádio Municipal Major Levy Sobrinho
Limeira – Estádio Comendador Agostinho Prada
Mirassol – Clube Monte Líbano
Mirassol – Centro de Treinamento Bolão
Mirassol – Estádio Municipal José Maria de Campos Maia
Mogi das Cruzes – Estádio Francisco Nogueira
Mogi das Cruzes – Paradise Golf & Lake Resort (campo a ser construído)
Piracicaba – Estádio Municipal Barão da Serra Negra
Piracicaba – Universidade Metodista de Piracicaba
Piracicaba – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
Presidente Prudente – Estádio Municipal Eduardo José Farah
Ribeirão Preto – Estádio Santa Cruz
Ribeirão Preto – Estádio do Comercial F.C.
Ribeirão Preto – Olé Brasil
Santo André – Estádio Municipal Bruno José Daniel
Santos – Centro de Treinamento Rei Pelé
Santos – Estádio Urbano  Caldeira (Vila Belmiro)
São Bernardo do Campo – Estádio Primeiro de Maio
São Carlos – Universidade Federal de São Carlos
São Carlos – Estádio Luis A. de Oliveira
São Carlos – Dahma Golf Resort
São José do Rio Preto – Estádio Benedito Teixeira
São José do Rio Preto – Rio Preto Automóvel Clube
São José dos Campos – Centro Técnico Aeroespacial (CTA)
São José dos Campos – Estádio Martins Pereira
São José dos Campos – Primeira Camisa (projeto novo)
São José dos Campos – Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
São Paulo – Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo
São Paulo – Estádio Osvaldo Teixeira Duarte (Canindé)
São Roque – Centro Internacional de Formação de Atletas (Cifa)
São Roque – CT do Palmeiras
Sorocaba – Clube Atlético Sorocaba
Sorocaba – Estádio Municipal Walter Ribeiro

Sergipe
Barra dos Coqueiros – Dioro Resort e Convention

terça-feira, 14 de junho de 2011

Aniversário de 9 Anos da Feira Gastronômica JUNHO/11 - Banda Jovem Guarda

No site da Toca do Calango, página de Uberlândia, além das fotos da Toca, colocamos algumas fotos da cidade, dentre elas a imagem do Mercado Municipal.



A FEIRA GASTRONÔMICA DESSE MÊS SERÁ NA PRÓXIMA QUINTA FEIRA (16/06) NO PÁTIO DO MERCADO MUNICIPAL (AVENIDA GETÚLIO VARGAS ESQUINA COM RUA OLEGÁRIO MACIEL, CENTRO)

A NOVIDADE É A COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DE 9 ANOS DO EVENTO.
SEMPRE NA TERCEIRA QUINTA-FEIRA DE CADA MÊS, DAS 18H ÀS 22H, O EVENTO ACONTECE e já tem tradição de 8 ANOS NA CIDADE! A REALIZAÇÃO É DA ASSOCIAÇÃO DA FEIRA GASTRONÔMICA DE UBERLÂNDIA, COM O APOIO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE CULTURA E AGROPECUÁRIA E ABASTECIMENTO.


a feira reúne PRATOS DE VÁRIOS PAÍSES, DENTRE ELES MÉXICO, ESPANHA, ITÁLIA, JAPÃO, ARÁBIA, PORTUGAL, RÚSSIA, CHINA E FRANÇA. DO BRASIL, A PARTICIPAÇÃO DAS COZINHAS DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA, NORDESTINA, GOIANA E MINEIRA.

No ano de 2010 foram nove edições, com um público de mais de 10 mil pessoas. Para animar a noite, o pessoal sempre convida uma atração musical e a entrada é gratuita. Para este evento, a banda Jovem Guarda está convidade para animar o inverno.
Programe-se!



sexta-feira, 10 de junho de 2011

Anunciado Walmart para Uberlândia

O Walmart  vai abrir a primeira loja da rede de hipermercados Walmart em Uberlândia, com previsão já para o segundo semestre de 2011. A expectativa é de que aproximadamente 600 vagas de empregos diretos e indiretos sejam gerados.

Nicomedes Alves do Santos, zona sul, ao lado do novo shopping de Uberlândia foi o local escolhido pela rede para o novo empreendimento.

Serão R$ 50 milhões investidos para a construção da loja, que terá cerca de 9 mil metros quadrados.

O Walmart  foca na venda de produtos da indústria local, e a idéia é que os comerciantes locais façam uma rodada de negócios com a direção do Walmart para viabilizar negócios.


Já o novo Shopping, da rede Sonae, teve sua inauguração adiada para Março de 2012, mas isso não impedirá o início das atividades do hipermercado.

Aqui na Toca do Calango você fica sabendo o quanto essa cidade está crescendo. Vem pra cá!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

No dia dos Namorados, aproveite a Costelada Gaúcha no Umuarama!

Dia desses a Toca do Calango publicou a notícia sobre a tradicional Festa Junina do Umuarama. Trata-se de evento realizado pela Casa de Misericórdia - Casa Assistencial São Francisco de Assis, que atende a pacientes com câncer.

Mais uma vez utilizamos o nosso Blog para divulgar esse evento, que é de essência nobre, a Costelada Gaúcha.

No próximo dia 12/06/11, domingo, a partir do meio dia, acontecerá o Almoço Beneficente em prol da Casa de Misericórdia, na Praça do Umuarama. Esse evento vai fechar com chave de ouro a Festa Junina, avento de consagrado sucesso.

O ingresso para o evento é apenas $15,00 e você pode comprar antecipadamente no Mercadinho Umuarama, que fica na Av. Brasil, nº 4.400, no Bairro Umuarama.

O cardápio é a deliciosa costela assada, com arroz, feijão tropeiro, mandioca e salada.

Aproveite para agradar o seu amor, neste Dia dos Namorados e de quebra, fazer uma boa ação!

O nosso já está na mão!


domingo, 5 de junho de 2011

Primeira Mão: Festival de Dança do Triângulo 2011 23ª Edição

Saiu o Edital para o Festival de Dança do Triângulo 2011!


O evento, em sua 23ª Edição, traz como título “Partilhas na dança: Criação, Viabilidade e Resistência”, do Programa Cultura na Comunidade.


A organização é por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, e será realizado no período de 27 de outubro a 02 de novembro de 2011, em Uberlândia/MG.


O festival consiste na realização de Mostras Infantil, Amadora e Profissional de artistas e grupos do segmento da dança, com o objetivo de divulgar e incentivar o trabalho dos grupos, escolas, academias ou artistas independentes inscritos; propiciar a formação de público para as apresentações;  fomentar o ensino e a aprendizagem da dança em Uberlândia e região.


O Festival de Dança do Triângulo tem como natureza a formação e reflexão sobre a dança, elegendo a cada edição, um tema central para nortear as discussões gerais do evento, entretanto, a afinidade ou adequação a essa temática não é condição para inscrição de trabalhos para as apresentações.


As inscrições, abertas para artistas e grupos do segmento da dança interessados em participar do processo de seleção de espetáculos para apresentação no FESTIVAL DE DANÇA DO TRIÂNGULO,  estarão abertas de 01 a 12 de Julho de 2011.


Além das apresentações principais, serão feitas apresentações em Palcos Livres e também haverá Fóruns e Seminários Pedagógicos, com objetivo de levar a arte para os moradores da cidade e promover debates e reflexões sobre a dança.


A Toca do Calango está em local privilegiado para se chegar aos principais pontos de apresentação (Arena Tancredo Neves e Região Central da Cidade) e desde a sua criação divulga informações sobre o Festival de Dança em nossa cidade.


Clique aqui para ver o edital na íntegra.